Bancários realizam sua 22ª Conferência Nacional nesta sexta (17) e sábado (18)

Definida pauta de reivindicações dos bancários do Itaú Unibanco
16 de julho de 2020
Campanha Salarial 2020 -Sindicato convoca bancários para Assembleia Geral Extraordinária Virtual nos dias 20 e 21 de julho
16 de julho de 2020
Mostrar tudo

Bancários realizam sua 22ª Conferência Nacional nesta sexta (17) e sábado (18)

Conferência tem como objetivo a aprovação da minuta de reivindicações, o plano de lutas e a estratégia de organização e atuação.

Bancários e bancárias dos mais diversos bancos públicos e privados do país, se reunirão, por videoconferência, a partir das 18h desta sexta-feira (17), em sua 22ª Conferência Nacional. A abertura solene, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a partir das 18h20, contará com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Maranhão, Flavio Dino, e do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos.

As atividades continuam no sábado, a partir das 9h.

A 22ª Conferência Nacional dos Bancários tem como um de seus principais objetivos a elaboração da minuta de reivindicações da Campanha Nacional, a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país, apuradas pela Consulta Nacional à categoria e debatidas pelas conferências estaduais e regionais, pelos congressos e encontros de bancários de bancos públicos e privados.

Negociações

Após aprovada na conferência, a minuta de reivindicações é apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e, em seguida, começam as negociações da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A CCT atual tem vigência somente até o 31 de agosto.

Veja abaixo a programação.

Sexta-feira, 17 de julho

18h – Votação do Regimento Interno
18h20 – Abertura solene

Sábado, 18 de julho

9h – Mesa 1 – Conjuntura econômica
9h50 – Mesa 2 – Conjuntura política e tributária
10h45 – Mesa 3 – O sistema financeiro

13h – Almoço

14h – Mesa 4 – Comunicação, organização e estratégia de atuação
15h – Mesa 5 – Aprovação da minuta, propostas, resoluções e moções

Confira o Regimento Interno