OIT aprova acordo contra violência e assédio no mundo do trabalho

Contraf-CUT apoia campanha da Anabb em defesa do Banco do Brasil
24 de junho de 2019
Mesa Bipartite de Segurança Bancária avança com ampliação de projeto-piloto
27 de junho de 2019
Mostrar tudo

OIT aprova acordo contra violência e assédio no mundo do trabalho

O encerramento da Conferência Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aconteceu na última sexta-feira, dia 21, contou com um acordo histórico. Governos, patronais e sindicatos decidiram adotar a primeira Convenção para a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho.

O instrumento, aprovado no ano em que se comemora o centenário da OIT, abrange todas as categorias de trabalhadores, inclusive pessoas em formação, como é o caso de aprendizes e estagiários. “Esse acordo é uma conquista muito importante para a classe trabalhadora, em especial para as mulheres, que são as principais vítimas de assédio e violência no ambiente de trabalho”, comentou Elaine Cutis, secretaria da Mulher da Contraf-CUT.

A Convenção se aplica em todo o ambiente de trabalho, incluindo espaço de lazer, alimentação, banheiros e vestiários, assim como nas formas de comunicação com o trabalhador, inclusive a virtual. Viagens, capacitações, eventos sociais, locais de hospedagem, trajeto de ida e volta relacionados ao trabalho também fazem parte do acordo.

“Cada vez mais sentimos a necessidade de leis que protejam os trabalhadores no ambiente de trabalho. A violência é um problema muito sério no mundo e essa Convenção veio para ajudar nessa nossa luta”, finalizou Elaine Cutis.